Mãos na Massa - Tech Edition
Comércio Digital
📣 Dia 13 de setembro de 2024, vamos juntos dar para um salto rumo ao futuro digital🚀 👉 O Human Power Hub vai promover o módulo de formação "Comércio Digital", parte da iniciativa Mãos na Massa - Tech Edition. Esta é a oportunidade perfeita para empreendedores, parceiros e organizações sociais adquirirem as melhores ferramentas tecnológicas e conhecimento para potenciarem os seus negócios no universo online. 💻 👉 Porquê participar? ✔️ Aprender a fortalecer a sua presença digital. ✔️ Desenvolver novas competências essenciais para o futuro. ✔️ Trocar ideias e conectar-se com uma comunidade de inovação robusta! 📍 Onde? Nas instalações do Human Power Hub em Braga (Rua de São Domingos, nº 94B, 2º andar). 🕘 Quando? Das 09h00 às 17h00. ⚠️ As inscrições são gratuitas, 𝗺𝗮𝘀 𝗹𝗶𝗺𝗶𝘁𝗮𝗱𝗮𝘀 até 10 de setembro! Não perca esta oportunidade de transformação digital!
📣 Estão oficialmente abertas as candidaturas à 2ª edição do Programa ISA!
👉 Se tem um projeto socialmente inovador, que potencie a empregabilidade de membros da comunidade cigana, então esta 2ª edição do Programa de Inovação Social Aberta de Braga é para si!
👉 O Programa de Inovação Social Aberta (ISA) surge de um protocolo de parceria entre a BragaHabit EM , o Município de Braga e a Fundação "la Caixa" . A sua dinamização fica a cargo do Human Power Hub - Centro de Inovação Social de Braga.
⏳O prazo para as candidaturas decorre entre 19 agosto e 20 setembro.
💰E valor do financiamento pode ascender aos 35.000€.
Candidate-se com o seu projeto, hoje!💙
Saiba mais no nosso site em👇
#humanpowerhub #isa #programainovacaosocialaberta #programaisa #trabalharembraga #agircomimpacto #municipiodebraga #empregosembraga #comunidadeciganadebraga #viverembraga #trabalharembraga #empregabilidade #MaisEmpregos #fundacaolacaixa #inovacaosocial #projetosdeinovacaosocial #candidaturas
📢 Save the Date: Festival de Inovação Social & Braga Expo Social 2024!
Festival de Inovação Social & Braga Expo Social 2024!
🗓️ Data: 15 de Junho
⏰ Horário: 9h30 às 20h
📍Local: Largo São João do Souto (Braga)
**𝗘𝗻𝘁𝗿𝗮𝗱𝗮 𝗴𝗿𝗮𝘁𝘂𝗶𝘁𝗮**
👉 O Human Power Hub (HPH) | BragaHabit EM e o Município de Braga promovem o Festival de Inovação Social e a Braga Expo Social 2024, no dia 15 de junho, das 9h30 às 20h, no Largo São João do Souto, que terá como objetivo celebrar o ecossistema de inovação e o empreendedorismo social na cidade Braga, com o tema “Braga: um ecossistema vivo de Inovação Social”.
👉 Prepare-se para um dia inspirador onde exploraremos o vibrante ecossistema de empreendedorismo e inovação social do concelho.
🌟 Venha para:
✅Descobrir as inovações sociais criativas que estão a transformar a comunidade;
✅Conectar-se com os empreendedores de inovação social positiva;
✅Conhecer produtos e serviços da Rede Social de Braga;
✅Celebrar a inovação social com os futuros agentes de impacto positivo.
📌 Não perca a oportunidade de fazer parte desta transformação. Reserve a data e seja bem-vindo ao futuro da inovação social!
👍 Compartilhe este dia com amigos e colegas, porque juntos contribuímos para uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável 🙌
#humanpowerhub #impactosocialpositivo #inovaçãosocial #bragahabit #empreededorismosocial #sustentabilidade #economiasocial #ods #agenda2030 #inovaçãoaberta #bemsocial #responsabilidadesocial #InovaçãoSocialBraga #BragaExpoSocial2024 #HPHBraga #SaveTheDate #EmpreendedorismoSocial #InovaçãoBraga #EventosBraga
Human Power Hub Summer School 2024
📣 𝙅á 𝙞𝙢𝙖𝙜𝙞𝙣𝙖𝙨𝙩𝙚 𝙤 𝙩𝙚𝙪 𝙛𝙪𝙩𝙪𝙧𝙤 𝙘𝙤𝙢𝙤 𝙪𝙢 𝙟𝙤𝙫𝙚𝙢 𝙚𝙢𝙥𝙧𝙚𝙚𝙣𝙙𝙚𝙙𝙤𝙧 𝙙𝙚 𝙞𝙢𝙥𝙖𝙘𝙩𝙤 𝙨𝙤𝙘𝙞𝙖𝙡 𝙥𝙤𝙨𝙞𝙩𝙞𝙫𝙤?
👉 Estão oficialmente abertas as inscrições para a 𝟮ª 𝗲𝗱𝗶çã𝗼 𝗱𝗮 𝗛𝘂𝗺𝗮𝗻 𝗣𝗼𝘄𝗲𝗿 𝗛𝘂𝗯 𝗦𝘂𝗺𝗺𝗲𝗿 𝗦𝗰𝗵𝗼𝗼𝗹 𝟮𝟬𝟮𝟰, uma iniciativa que oferece aos jovens com idades compreendidas entre os 16 e 18 anos, a experiência e oportunidade única de serem empreendedores sociais e de conhecerem de perto o trabalho desenvolvido pelo HPH, através de uma experiência única em ambiente imersivo no Centro de Inovação Social de Braga - HPH.
↘️ Além de workshops, mentoria, networking, partilha de boas práticas e conhecimentos, os jovens participarão em “study visits” a instituições relevantes, tais como, o #SportingClubdeBraga, o Centro de Juventude de Braga - Pousada de Juventude , o #theatrocircobraga, a AGERE , o gnration , entre outros.
📍 A HPH Summer School irá decorrer entre os 𝗱𝗶𝗮𝘀 𝟭 𝗲 𝟱 𝗱𝗲 𝗷𝘂𝗹𝗵𝗼, 𝗻𝗮𝘀 𝗶𝗻𝘀𝘁𝗮𝗹𝗮çõ𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗛𝘂𝗺𝗮𝗻 𝗣𝗼𝘄𝗲𝗿 𝗛𝘂𝗯 (𝗥𝘂𝗮 𝗱𝗲 𝗦ã𝗼 𝗗𝗼𝗺𝗶𝗻𝗴𝗼𝘀, 𝗻º 𝟵𝟰𝗕 - 𝟮º 𝗮𝗻𝗱𝗮𝗿), 𝗰𝗼𝗺 𝗻ú𝗺𝗲𝗿𝗼 𝗹𝗶𝗺𝗶𝘁𝗲 𝗱𝗲 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗲 𝗼 𝗰𝘂𝘀𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝟲𝟬€ (𝗾𝘂𝗲 𝗶𝗻𝗰𝗹𝘂í 𝗿𝗲𝗳𝗲𝗶çõ𝗲𝘀 𝗲 𝗱𝗲𝘀𝗽𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗶𝗻𝗲𝗿𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀). No último dia os jovens participantes são desafiados a apresentar, em formato Pitch, os projetos que foram desenhando durante toda a semana, sendo que os três melhores terão direito a prémios
👏 A BragaHabit EM e o HPH agradecem a todos os parceiros que colaboram na HPH Summer School, tornado-a numa iniciativa de sucesso - Município de Braga , Centro de Juventude de Braga - Pousada de Juventude , Startup Braga , AGERE , TUB - Transportes Urbanos de Braga , Theatro Circo Braga, Humble Bee Studios, Sporting Club de Braga.
💻 Para se inscreverem na HPH Summer School 2024, 𝗯𝗮𝘀𝘁𝗮 𝗮𝗰𝗲𝗱𝗲𝗿 ao botão 👇
🚀 Descobre o empreendedor social que tens dentro de ti, junta-te à HPH Summer School e lidera o presente e futuro do empreendedorismo e inovação social no concelho de Braga.
#agircomimpacto
#hphsummerschool2023 #humanpowerhub #impactosocialpositivo #inovaçãosocial #Bragahabit #bragaeconomiasocial #agenda2030onu
🚀 Tem uma ideia inovadora para transformar o 🌍!
💻 Estão abertas as candidaturas para o Programa de Aceleração do Human Power Hub 2024!
Se é um empreendedor apaixonado por criar impacto social positivo e inovação, esta é a sua oportunidade de transformar as suas ideias em projetos sustentáveis e inclusivos.
➡️ Por que participar no Programa de Aceleração Human Power Hub 2024?
1. 🌱 Crescimento Sustentável: Capacitação para desenvolver e escalar as suas soluções disruptivas, transformando ideias inovadoras em projetos sustentáveis.
2. 🤝 Rede Poderosa: Faça parte de uma vasta rede de empreendedores sociais, mentores experientes e parceiros estratégicos, ampliando a sua rede e oportunidades de colaboração.
3. 🚀 Acesso a Recursos: Aceda a recursos exclusivos para impulsionar o desenvolvimento dos seus projetos.
4. 🎯 Mentoria Personalizada: Usufrua de orientação personalizada de especialistas do setor para superar desafios específicos e aprimorar a sua estratégia.
5. 🏆 Visibilidade Ampliada: Ganhe destaque na área social, ganhando visibilidade para as suas iniciativas e participando de eventos e oportunidades exclusivas.
➡️ Como Participar:
1. Descreva a sua Proposta: Desenvolva uma proposta clara e impactante que descreva a sua iniciativa, os seus objetivos e o impacto que pretende alcançar.
2. Inscreva-se Online:
Visite https://humanpowerhub.pt/aceleradora e preencha o formulário de inscrição online até dia 27 de março 2024.
⚠️ Datas Importantes:
• Abertura da Open Call: 26 de fevereiro de 2024
• Prazo Final para Inscrição: 27 de março de 2024
• Resultados dos Selecionados: 03 de abril de 2024
• Início do Programa de Aceleração: 10 de abril 2024
🎯 Não perca esta oportunidade de fazer parte da transformação social positiva e fazer parte da maior comunidade de impacto!
#HumanPowerHub #AceleraçãoSocial #InovaçãoParaImpacto #EmpreendedorismoSocial #Bragahabit #Agenda2030
📣 Casa do Impacto em Braga em mais uma paragem do #Roadshow!
👉 Em parceria com a @HumanPowerHub - Centro de Inovação Social de Braga, a Casa do Impacto vai promover uma conversa aberta sob o tema “Como fazer crescer o meu projeto de Impacto – desafios e oportunidades".
👉 Inês Sequeira, Founder and Director da Casa do Impacto junta-se a Carlos Videira da Human Power Hub Braga , à Rita Oliveira, Chief Marketing Officer da GoParity e à Vera Morgado, Fouder do O Secretário, para esta sessão.
👉 Será uma oportunidade extraordinária para conhecer de perto o trabalho desenvolvido por estes dois projetos e tirar inspiração extra para desenhar um ideia ou negócio de Impacto🎯
🗓️ Reserve já o dia 25 de março, às 18:00 na sua agenda.
🙌 Juntos transformamos conhecimento em impacto positivo ✅
#humanpowerhub #impactosocialpositivo #inovaçãosocial #inovaçãocompropósito #Bragahabit #casadoimpacto #Agenda2030
📣 Boostcamp de Inovação e Empreendedorismo Social para as Organizações Sociais 2024
👉 Estão abertas as candidaturas para a nova edição do Boostcamp de Inovação e Empreendedorismo Social para as Organizações Sociais de Braga 2024 - Acelerador e Concurso de Ideias, promovido pelo Município de Braga em parceria com o Human Power Hub.
👉 Esta iniciativa é dirigida aos parceiros da Rede Social de Braga que pretendam posicionar e diferenciar os seus serviços e respostas sociais na comunidade e alavancar novas soluções inovadoras e sustentáveis para problemas sociais concretos.
👉 Este momento de empoderamento para a inovação social será promovido nos dias 3, 4 e 5 de abril, 𝗻𝗼 𝗛𝗣𝗛 – 𝗛𝘂𝗺𝗮𝗻 𝗣𝗼𝘄𝗲𝗿 𝗛𝘂𝗯, 𝘀𝗶𝘁𝗼 𝗻𝗮 𝗥𝘂𝗮 𝗱𝗲 𝗦ã𝗼 𝗗𝗼𝗺𝗶𝗻𝗴𝗼𝘀 𝗻.º 𝟵𝟰𝗕 - 𝟮ª 𝗮𝗻𝗱𝗮𝗿 – 𝗦ã𝗼 𝗩í𝘁𝗼𝗿.
📍 As candidaturas devem ser submetidas em 👇https://humanpowerhub.pt/aceleradora , até ao dia 20 de março de 2024.
⚠️ Nota: As equipas devem ser constituídas no mínimo por duas pessoas.
📩 Para mais informações, contactar: rede.social@cm-braga.pt ou info@humanpowerhub.org
🙌 Juntos vamos desenhar um futuro mais inovador, inclusivo e socialmente impactante!
#agircomimpacto
#humanpowerhub #impactosocialpositivo #inovaçãosocial #Bragahabit #bragaeconomiasocial #agenda2030onu
📣 O Human Power Hub celebra quatro anos de Inovação Social e Empreendedorismo em Braga! 🎉🚀
👉 O Human Power Hub, Centro de Inovação Social de referência em Braga, dia 21 de fevereiro, junta toda a sua comunidade de impacto, parceiros e amigos, para comemorarem o seu quarto aniversário, momento importante para o ecossistema de inovação e empreendedorismo no concelho de Braga.
👉 Neste aniversário, reforçamos o nosso compromisso em continuar a ser uma força catalisadora para a inovação social, capacitando empreendedores e contribuindo para um impacto positivo na comunidade, construindo um futuro mais equitativo, inclusivo, sustentável e socialmente responsável.
🖥️ Acompanhe todas as nossas atividades e futuras iniciativas nas redes sociais, junte-se à comunidade comprometida com a inovação social e o empreendedorismo positivo!
👏 Parabéns ao Human Power Hub e a toda a sua comunidade de impacto, por quatro anos incríveis de inovação social contínua.
#HumanPowerHub #Aniversário #InovaçãoSocial #EmpreendedorismoPositivo #BragaInovadora #Bragahabit #Agenda2030
"World Café" @ JES - Jornadas de Economia Social
↘️ Na passada sexta-feira, o Human Power Hub, a convite da organização das JES - Jornadas de Economia Social , que decorreram na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho , promoveu a dinâmica “World Café”, momento de debate e troca de ideias sob o tema “Imigração, desafios do século XXI”.
👉 O tema em questão foi dividido em quatro áreas prioritárias e transversais, tais como a área social, económica, pública e sustentabilidade, ficando a moderação das mesas a cargo dos convidados Filipa Gouveia, do projeto ECOnnect Portugal , Eva Ferreira, da Cáritas Arquidiocesana de Braga , João Medeiros, do Município de Braga e Vera Morgado, do projeto #OSecretário | Business & Evolution.
🗓️ Os resultados desta tarde produtiva de trabalho serão compilados e disponibilizados em plataforma online para que possam inspirar e contribuir para o desenhar de novas soluções eficazes e inclusivas para os difíceis desafios que a imigração em Portugal enfrenta diariamente.
#humanpowerhub #impactopositivo #inovaçãosocial #bragahabit #imigração #agendaonu2030
📣 No dia 26 de janeiro, às 21h30, prepare-se para um espectáculo extraordinário no INL – o Nano Circus 🎪
👉 No Verão passado, o projecto Equilibrium SC visitou o INL - International Iberian Nanotechnology Laboratory para uma residência artística emocionante, fomentando a troca de conhecimento. O Equilibrium Social Circus é um projeto social dedicado à prevenção de problemas comportamentais na adolescência através do circo social, uma abordagem inovadora que combina artes circenses e intervenção social para atuar como um catalisador para a transformação psicossocial.
👉 Durante esta residência, os adolescentes exploraram os laboratórios do INL, proporcionando-lhes uma oportunidade única de explorar a nanotecnologia e interagir com cientistas.
Numa reviravolta, os cientistas do INL testaram a sua destreza e equilíbrio através das técnicas circenses, descobrindo no processo novas habilidades artísticas.
👉 Esta experiência transformadora inspirou a equipa do Equilibrium Social Circus, que criou um espetáculo inspirado na nanotecnologia, educação e na ciência.
🎟️ Os bilhetes estão disponíveis aqui 👇
https://inl.eventkey.pt/geral/inseririnscricao.aspx?evento=1106&formulario=1204&lingua=en-GB~
⚠️ Não perca a oportunidade de saber mais sobre o INL e fazer parte desta experiência única que celebra a fusão entre ciência e o circo.
Junta-te a uma noite inesquecível no dia 26 de janeiro 🤹♀️
#agircomimpacto
#humanpowerhub #impactosocialpositivo #inovaçãosocial #Bragahabit #equilibriumsocialcircus #circo #INL #Agenda2030
Primeiro dia do Programa de Aceleração do Tech4good.
📣 Arrancou hoje no Human Power Hub o Programa de Aceleração do Tech4good, projetado para impulsionar inovações sociais tecnológicas disruptivas com impacto social.
👉 O Programa Tech4good, promovido pelo Município de Braga , #Bragahabit e Human Power Hub, representa uma abordagem criativa para enfrentar os desafios ambientais e sociais globais, utilizando o poder da tecnologia para desenhar soluções que beneficiem a sociedade como um todo. O objetivo é promover um impacto positivo e sustentável em diversas áreas, contribuindo para um futuro mais inclusivo e equitativo.
👉 A sessão de abertura contou com a presença do Administrador Executivo da BragaHabit, Carlos Videira que deu as boas-vindas aos seis projetos participantes, que iniciam hoje, de forma imersiva, quatro intensas semanas de capacitação e mentoria nas áreas de inovação e empreendedorismo social e novas tecnologias. Carlos Videira salientou ainda que o Tech4good não se cinge apenas sobre desenvolver uma ideia de negócio, é uma oportunidade para estes futuros agentes de mudança digitais integrarem uma ampla rede de recursos técnicos e financeiros especializados, para assim criarem soluções robustas que não apenas resolvem problemas, mas que também têm um impacto duradouro e ativo no bem-estar da comunidade. O Tech4good representa também um desafio para a BragaHabit e o Human Power Hub, sendo esta a primeira edição e as expectativas são elevadas.
📣 Tech4Good: Juntos transformamos Ideias Digitais em Impacto Social Positivo!
#humanpowerhub #impactosocialpositivo #inovaçãosocial #Bragahabit #Agenda2030 #TechForGood #AceleraçãoSocial #InovaçãoComPropósito #EmpreendedorismoSocial #TransformaçãoDigital #TechForGoodAcceleration
𝗦𝗵𝗼𝘄 𝗢𝗙𝗙 𝗱𝗼 𝗣𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮 𝗱𝗲 𝗔𝗰𝗲𝗹𝗲𝗿𝗮çã𝗼 𝗱𝗼 𝗣𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮 𝗱𝗲 𝗜𝗻𝗼𝘃𝗮çã𝗼 𝗦𝗼𝗰𝗶𝗮𝗹 𝗔𝗯𝗲𝗿𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗕𝗿𝗮𝗴𝗮 (𝗜𝗦𝗔).
👉 O Programa resulta da parceria entre a #Bragahabit, o Município de Braga e a Fundação "la Caixa" , sendo dinamizado pelo Human Power Hub.
👉 Decorreu esta quarta-feira, dia 22 de novembro, na sede do BPI/Fundação “la Caixa” no Porto, a apresentação oficial das oito ideias inovadoras e criativas que pretendem combater o absentismo, abandono e insucesso escolar das crianças da Comunidades Ciganas do Concelho de Braga.
👉 O júri, composto por Isabel Soares e David Rodrigues, em representação da Fundação “la Caixa”, Helena Loureiro, em representação do Município de Braga e Maria José Casa-Nova, por acordo comum das partes vão agora avaliar as várias soluções, que passam por trabalhar as dimensões artísticas, desportivas, de empoderamento e capacitação, de colaboração em rede, de envolvimento de toda a comunidade escolar e familiar, na transformação de um ambiente educacional mais inclusivo, respeitando e valorizando a diversidade cultural da Comunidades Ciganas.
👉 O Show OFF contou também com a presença da Vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social do Município de Braga, Carla Sepúlveda, o Administrador Executivo da BragaHabit, E.M, Carlos Videira e Ana Feijó Cunha, Diretora da Fundação “la Caixa” , que destacaram a dedicação e o comprometimento dos participantes em serem agentes de impacto que promovem mudanças positivas e sustentáveis na sociedade.
👉 Este Programa piloto centra a sua intervenção junto das Comunidades Ciganas, com o foco na promoção de soluções que visem o sucesso escolar e o acesso a processos de aprendizagem ao longo da vida; a promoção da Empregabilidade e de Oportunidades de Carreira Profissional; e a promoção de soluções que promovam hábitos de vida saudável, livres de consumos dependentes e comportamentos de risco.
👉 Os oito projetos selecionados participaram de forma imersiva e intensiva no programa de aceleração, que teve a duração de três semanas nas instalações do Human Power Hub, onde exploraram as várias ferramentas essenciais e inovadoras para transformarem as suas ideias disruptivas em soluções concretas, sustentáveis e inclusivas, tendo recebido um financiamento de 2 500 € para a implementação de um projeto piloto que também foi apresentado nesta sessão.
👉 O projeto que vier a ser selecionado na segunda fase, a ser conhecido até 30 de Novembro, será financiado até um máximo de 35 mil euros para implementação do mesmo por um período de um ano. No total, o valor do investimento a efetuar será de 60 mil euros.
👉 A iniciativa vencedora terá ainda garantido o acesso gratuito ao espaço de incubação física do HPH, bem com a disponibilização de serviços de assessoria, consultadoria, mentoria e integração nas comunidades de impacto.
#agircomimpacto
#humanpowerhub #impactosocialpositivo #inovaçãosocial #BancoBPI #fundaçãolacaixa #Bragahabit #municipiodebraga #Agenda2030
9 Cidades – 9 Histórias: Cidades para a Governança Sustentável
📍 Nove cidades europeias pioneiras na Governança Sustentável para colmatar a lacuna de ação em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
“As cidades são tão fortes quanto as suas comunidades”. Esta foi uma das principais lições tiradas pelo coordenador do Parceiro Líder da rede, Ville Taajamaa, responsável pela implementação da Agenda 2030 na Cidade de Espoo, após a primeira reunião presencial da rede de Cidades para Governança Sustentável (CSG) realizada em Tallinn, de 15 a 16 de novembro de 2023. “Depois de horas e horas a debater, trabalhar e pensar sobre sustentabilidade urbana com especialistas, a coisa mais importante que tínhamos na nossa mente eram os nossos cidadãos. Quão incrível é isso!”, concluiu ele.
Durante 2 anos e meio, nove cidades parceiras – Agios Dimitrios (Grécia), Braga (Portugal), Espoo (Finlândia), Gabrovo (Bulgária), Jablonec nad Nisou (República Checa), Kosice (Eslováquia), Mannheim (Alemanha), Tallinn (Estónia) e Valência (Espanha) – unirão forças para descobrir e projetar como a “Governança Sustentável” pode responder à necessária renovação do compromisso, confiança, ação e esperança, para alcançar o mundo que queremos até 2030.
➡️ Porquê “Governança Sustentável”?
Poucas pessoas terão deixado de perceber que o mundo está fora do caminho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O Relatório de Progresso dos ODS Edição Especial de 2023, lançado no início deste ano, afirma que “é hora de soar o alarme”. Relativamente às cidades (ODS 11), segundo dados de 2022 de 1507 cidades em 126 países, apenas 51,6% da população urbana mundial tem acesso conveniente ao transporte público, e espaços públicos abertos representam apenas 3,2% do terreno urbano (em média global), apesar da sua importância comprovada para o bem-estar durante a pandemia de Covid-19. Ao mesmo tempo, as crescentes desigualdades sociais e as alterações climáticas são ameaças crescentes ao cumprimento dos ODS.
Nenhuma cidade europeia conseguiu alcançar os objetivos, enquanto a OCDE estima que cerca de 65% de todas as metas dos ODS dependem de ações implementadas por governos locais e regionais. Então, por que o progresso não está a acontecer rápido o suficiente?
Resolver este 'hiato de ação' requer novos modelos de como governamos a sustentabilidade e entregamos resultados para e juntamente com as nossas comunidades.
Se o “objetivo final” são cidades bem governadas, sustentáveis e saudáveis, os ODS atuam simultaneamente como bússola orientadora e como meio para o alcançar. Representam a framework mais completa e adequada para promover o desenvolvimento sustentável de forma holística. É um acordo baseado em valores, uma declaração, um conjunto de 17 objetivos holísticos, 169 metas e mais de 200 indicadores para os medir. Talvez ainda mais importante, é um vocabulário “glocal” (global + local) partilhado para comunicar para e com as nossas comunidades. Sem esquecer que é partilhado por todos os líderes mundiais, incluindo todos os estados membros da ONU.
O Presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, afirma:
“Eu digo sempre que os ODS são o nosso ‘caminho para a qualidade de vida’, de modo que, quando estamos a cumprir os objetivos, estamos a tentar criar condições para que as pessoas sejam mais felizes na nossa cidade e tenham uma melhor qualidade de vida”.
Portanto, se a sustentabilidade é definida pela Agenda 2030 da ONU e pelos ODS, qual o nosso entendimento sobre “governança”? Em resumo, a governança lida com a questão de como as cidades podem obter melhores resultados (em direção aos ODS), juntamente com e para as suas comunidades. Foca-se tanto em processos e estruturas internas quanto em relações com stakeholders. Na próxima secção, mostramos como as nove cidades na rede CSG planeiam abordar o tema através de quatro pilares principais.
➡️ Quatro Pilares da Governança Sustentável
Reconhecendo que cada cidade tem o seu contexto local único e desafios específicos, desenvolvemos quatro pilares comuns para analisar a situação atual das cidades parceiras da rede em relação à Governança Sustentável. Com base nestes pilares, cada parceiro irá projetar e implementar as suas prioridades e ações.
Em resumo, os quatro pilares abordam a criação de uma direção partilhada localmente, a melhoria da interação entre as cidades e os seus parceiros e comunidades, a construção de instituições fortes com cultura e mentalidade sustentável, e a melhoria do diálogo e cooperação entre diferentes níveis de governação.
Tudo começa com a criação de uma direção partilhada localmente. Na rede CSG, promovemos a utilização dos ODS para criar visões partilhadas e estratégias holísticas de longo prazo que atendam às necessidades e desafios locais. Alguns parceiros já são pioneiros neste tópico: Espoo com a “História de Espoo”, Mannheim com a sua Missão 2030, o modelo de gestão estratégica de Braga, e a estratégia de desenvolvimento de Tallinn 2035 – todos eles integram os ODS no seu desenho, execução e monitorização. Outras cidades na rede têm a oportunidade de começar a fazer um uso mais estratégico dos ODS. Isto está a acontecer em Kosice, e em Jablonec nad Nisou foi recentemente criado um departamento para o planeamento estratégico que trabalhará para melhorar o desenvolvimento dos conceitos e planos estratégicos. Os ODS podem ser um grande apoio nesta matéria.
➡️ Chamamos a este pilar “Desenvolvimento de Políticas”. Trata-se de definir o que precisa ser alcançado, usando os ODS como uma framework orientadora para criar uma direção partilhada localmente.
Trabalhar melhor em parcerias e com a comunidade é fundamental. “Se o trabalho não está a envolver os cidadãos, não está a acontecer”. Esta foi uma das mensagens-chave dos presidentes de câmara entrevistados na primeira fase do projeto CSG. Ajudou-nos a entender que precisamos de nos focar em formas de envolver as comunidades locais e os cidadãos no quotidiano das cidades. Isto serve de catalisador para a aprendizagem e economiza recursos também. Trabalhar melhor em conjunto significa também usar a crescente combinação de Ps – Private-Public-People-Place-Partnerships (Privado-Público-Pessoas-Local-Parcerias) para atingir o desenvolvimento sustentável. Valência é um exemplo nisto, tendo desenhado um sistema de governança multinível para a sua Missão Climática. Este sistema vai desde uma equipa interdepartamental e um conselho multi-stakeholder, até à criação de uma aliança aberta a toda a cidade. O próximo desafio será garantir a co-implementação de ações através destas estruturas. Assim como Valência, as cidades de Gabrovo e Kosice estão a estabelecer sistemas de governança participativos para as suas missões climáticas. Em Agios Dimitrios, um novo processo de planeamento participativo está prestes a começar com um novo governo a tomar posse em 2024, inspirando-se numa longa tradição de envolvimento da comunidade.
➡️ Chamamos a este pilar “Governança Multi-atores”. Trata-se de como as cidades podem trabalhar melhor em conjunto com parceiros e comunidades.
São necessárias instituições fortes com cultura e mentalidade de sustentabilidade. As administrações municipais e os funcionários públicos estão no coração da rede CSG, trabalhando arduamente para garantir que o desenvolvimento sustentável seja atingido da melhor forma possível fazendo uso dos recursos disponíveis. No entanto, quando analisamos os principais problemas relacionados com o 'hiato de ação' no que respeita aos ODS usando a ferramenta de árvore de problemas do URBACT, a falta de “mentalidade de sustentabilidade” foi destacada como uma das principais raízes. Capacitar as pessoas com conhecimento e compreensão sobre desenvolvimento sustentável (e ODS) é, portanto, fundamental. O que também é necessário é tornar o desenvolvimento sustentável parte do trabalho diário de todos, criando as estruturas e rotinas certas – incluindo recursos – para que os departamentos trabalhem juntos e para que os "silos dancem". Em Tallinn, os departamentos de Recursos Humanos, Comunicação e Relações Internacionais estão a começar a trabalhar juntos para desenvolver novos materiais e ações de comunicação interna para fomentar a cultura e mentalidade de sustentabilidade na administração da cidade. Em Espoo, todo o pessoal da cidade já pode aceder a um curso online sobre ODS, entre outras formações de desenvolvimento sustentável.
➡️ Chamamos a este pilar “Desenvolvimento Organizacional”. Trata-se de apoiar as pessoas nas organizações da cidade a tornarem o desenvolvimento sustentável parte do seu trabalho diário e da sua mentalidade.
Nenhuma cidade é uma ilha, e o desenvolvimento sustentável não pode ser limitado às fronteiras administrativas. É por isso que o diálogo e a cooperação entre diferentes níveis de governo (regional, nacional, UE, ONU), bem como com outros municípios, são essenciais. Enquanto rede CSG, queremos conectar-nos com outras redes e órgãos de governança, especialmente no contexto da política urbana da UE. Também queremos garantir que os benefícios da cooperação cidade-a-cidade tragam resultados concretos a nível local. Em Braga e Gabrovo, os Presidentes de Câmara são defensores essenciais e dinâmicos a nível da UE através do Comité das Regiões Europeu (CR), e podem apoiar toda a rede a compreender como melhorar a ligação entre exercício local, nacional e internacional. A participação de Braga na UN-Habitat global initiative for cities, e o Campo de Inovação de Gabrovo seguindo o modelo de hélice quádrupla do CR, são dois exemplos concretos.
➡️ Chamamos a este pilar “Governança Multi-Nível”. Trata-se de advocacia positiva pelos interesses das cidades junto de níveis superiores de governação e de maximizar a cooperação cidade-a-cidade.
Tornar as Cidades Parte Integrante na Criação do Futuro da Europa
O papel das cidades na criação de sociedades preparadas para o futuro é amplamente reconhecido. Todos reconhecem que as cidades são responsáveis por colocar em prática o desenvolvimento sustentável e criar a base para a qualidade de vida das pessoas. O problema é que, embora as cidades estejam a fazer o trabalho, nem sempre são ouvidas, mandatadas e dotadas de recursos de forma adequada para lidar com as expectativas colocadas sobre elas. Na própria UE, poder-se-ia comparar as cidades a adolescentes (por vezes rebeldes) com responsabilidades de adultos, sendo tratadas como crianças quando são tomadas decisões importantes. As “Cidades para Governança Sustentável” provarão que as cidades podem desenhar, implementar e operacionalizar soluções estratégicas e orientadas pela comunidade para desafios de sustentabilidade em todas as suas dimensões: económica, ambiental e social. Mas para colmatar o hiato de ação dos ODS, precisam de estar à mesa juntamente com decisores a todos os níveis.
Para terminar, a " Governança Sustentável " para cidades não é um conceito que serve para todos na mesma medida - tomará formas diferentes de acordo com o tamanho, história e realidades geográficas, socioeconómicas e culturais das nossas cidades parceiras. Também sabemos que o tempo é crucial, e que são necessários esforços persistentes para fazer o desenvolvimento sustentável consolidar-se numa organização. A experiência mostrou que a Agenda 2030 da ONU e os ODS podem ser contextualizados, localizados e orientadores do caminho para cidades de todos os tipos e tamanhos. Em essência, os desafios que a Europa enfrenta exigem novas formas de fomentar a democracia representativa em ambientes cada vez mais complexos. As Cidades para a Governança Sustentável validarão pelo menos um elemento nesta busca: governança estratégica e orientada para a comunidade através da Agenda 2030 e dos ODS.
Agradeço ao Ville Taajamaa, coordenador do Parceiro Líder da rede CSG, pelas contribuições para o artigo.
📸 Reunião Transnacional em Tallin | 2023
#agircomimpacto #humanpowerhub #impactosocialpositivo #inovaçãosocial #URBACT #CSG #Bragahabit #Agenda2030
Apaixonar-se pelo Centro da sua Cidade: a rede URBACT Cities@Heart está aqui!
No quadro do Programa Europeu URBACT IV, reúnem-se dez áreas urbanas europeias para formar a rede Cities@Heart, uma rede dedicada à partilha de boas práticas e processos de inovação para introduzir melhorias incrementais e disruptivas na gestão dos centros das cidades.
Conversar com o padeiro do seu bairro, reencontrar um velho amigo, encontrar tudo o que precisa num só lugar: estas são apenas algumas das razões pelas quais nos sentimos tão ligados aos centros das nossas cidades. No entanto, atualmente, no século XXI, os centros das cidades enfrentam vários desafios. Desde o aparecimento das grandes superfícies comerciais e dos “franchisings” até à omnipresença do comércio online, os centros das cidades perderam alguma da sua vantagem. Como resultado da expansão urbana e do aumento do valor dos imóveis, a fragmentação espacial das nossas cidades está a afetar ainda mais a capacidade de resistência das ruas comerciais. No meio de todos estes desafios, vale a pena compreender, defender e melhorar os centros das cidades. É esta a Missão da rede e é aqui que entra em ação a rede de Planeamento de Ação URBACT Cities@Heart.
Um programa apoiado por fundos FEDER da União Europeia, o URBACT promove o desenvolvimento urbano sustentável nas cidades europeias, tanto nas grandes como nas pequenas. O ano de 2023, marcou o início do URBACT IV, a quarta iteração do programa, com o lançamento de 30 Redes de Planeamento de Ação em toda a Europa e nos países do IPA. Aproveitando a compreensão da governação e reconhecendo a coordenação transversal entre os sectores público, privado e cívico como um motor de mudança, os parceiros do Cities@Heart trabalharão em conjunto com uma abordagem baseada em dados para planear, monitorizar e avaliar as políticas implementadas nos núcleos urbanos. Durante os próximos dois anos e meio, a rede Cities@Heart mobilizará dez áreas urbanas europeias. Os parceiros da rede trabalharão em conjunto para compreender o funcionamento dos centros das cidades e criar ferramentas de monitorização a utilizar nas iniciativas de melhoria dos centros das cidades integradas no âmbito desta rede.
A Área Metropolitana de Paris (Métropole du Grand Paris, França) coordena a rede na qualidade de “Chefe de Fila”. Com um forte historial na política de revitalização do centro da cidade, a Área Metropolitana de Paris é uma entidade pública que representa 131 cidades da região da capital francesa, incluindo a cidade de Paris. Dotada de uma vasta experiência em economia local, arquitetura e planeamento urbano, Mar Santamaria Varas, sediada em Barcelona, assistirá a rede na qualidade de perita principal. Os dez parceiros da rede incluem:
A Área Metropolitana de Paris, França
A cidade de Cesena, Itália
A cidade de Granada, Espanha
A cidade de Osijek, Croácia
“Amfiktyonies”, uma organização de desenvolvimento empresarial que representa a cidade de Lamia, Grécia
A cidade de Celje, Eslovénia
A cidade de Fleurus, Bélgica
Cidade de Sligo, Irlanda
Área Metropolitana de Cracóvia, Polónia
Associação do Quadrilátero Urbano, Portugal
São vários e diferente os problemas enfrentados por cada parceiro, como por exemplo, a perda de habitantes para as periferias ou para as áreas metropolitanas, redes de comércio local subdesenvolvidas, conflitos gerados pela utilização intensiva do espaço público, a transição para ambientes pedonais e sem carros, gentrificação e excesso de turismo, igualdade de género e inclusão... No entanto, todos os parceiros concordam com uma premissa: os centros das cidades são lugares únicos e não apenas porque possuem um certo encanto afetivo: eles são verdadeiramente a força vital das nossas sociedades urbanas. Manter o coração do centro da cidade saudável é fundamental para garantir a vitalidade das economias locais e o bem-estar dos habitantes.
Durante o período de vida da rede, os parceiros do projeto terão a oportunidade de viajar por toda a União Europeia para conhecer em primeira mão exemplos de soluções urbanas que impulsionam a mudança para cidades melhores, ao participarem nas reuniões transnacionais organizadas pelos diferentes parceiros do projeto. O pontapé de saída, foi dado pelo Secretariado URBACT, que organizou a Universidade de verão em Malmö, na Suécia, nos passados dias 28 e 30 de agosto. Oportunidade para os parceiros do projeto reunirem-se pela primeira vez para discutir o enquadramento da sua rede, desenvolver capacidades e aprender mais sobre a metodologia URBACT para melhores cidades.
Durante os meses de outono, a Perita URBACT da Rede, Mar Santamaria-Varas viajou com a Área Metropolitana de Paris para visitar os dez parceiros do projeto espalhados pela União Europeia. Da Polónia à Grécia, da Croácia a Portugal, as mobilidades recentes forneceram uma riqueza de conhecimentos para esta rede de áreas urbanas. A primeira reunião transnacional da rede aconteceu entre 6 e 7 de dezembro em Sligo, Irlanda. Após a conclusão do estudo de base da rede (baseline study) com os parceiros do projeto, os resultados permitirão à rede passar do conhecimento à ação, definindo o plano de ação e roteiro para os próximos dois anos.
Com as atividades em curso, o Cities@Heart está a ter um início empolgante.
Consulte regularmente a página do LinkedIn da Rede Cities@Heart e a página web da rede URBACT para se manter atualizado sobre as mobilidades e os resultados do projeto!
✍️ Por Suzanne Pergal, Diretora de Comunicação da Rede URBACT Cities@Heart
📷 A cidade de Osijek, Croácia
Programa Viva o Bairro - 2ª Edição
👉 Já são conhecidos os resultados da segunda edição do “Viva o Bairro”, uma iniciativa local de habitação criada pela Bragahabit em parceria com o Município de Braga, que tem como objectivo intervir junto das comunidades locais para identificar necessidades em territórios prioritários.
👉 Os projectos financiados são os seguintes: “Viva às Andorinhas”, da Associação de Moradores das Andorinhas em parceira com a Associação Ágora Bracarense (20.000€); “Bairro Alegre”, da Associação de Moradores do Bairro da Alegria em parceria com a Junta de Freguesia de S. Victor (20.000€); “Escola de Música e Cidadania”, promovido pela Fundação Bomfim, em parceria com a União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto e Associação de Moradores do Bairro Nogueira da Silva (29.997€); “Envelhecimento Ativo”, da Associação de Moradores do Bairro Social das Enguardas, em parceria com a Junta de Freguesia de S. Victor, Casa do Areal e Liga Portuguesa Contra o Cancro (20.000€).
👉 Da lista de projectos aprovados constam ainda o “2.º Festival Internacional de Ilusionismo”, da Associação de Moradores de Montélios e S. Frutuoso, em parceria com a União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, Associação de Moradores do Parque Norte e Escoteiros de Braga - Grupo 53 Real (20.000€); “Hortas Comunitárias”, da Associação de Moradores do Bairro Nogueira da Silva, em parceria com a União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto (10.000€); “Das Ruas para o Ringue”, da Associação Parretas Team – APT, com o apoio da União de Freguesias de Braga Maximinos, Sé e Cividade (20.000 €); “Academia Tecl@rt”, da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, em parceria com a Junta de S. Victor e Associação Juvenil "A Bogalha" (20.000€); “CATIVAR 2.0”, da Associação Juvenil "A Bogalha", com o apoio da Junta de S. Victor, Casa de Saúde do Bom Jesus e Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (20.000€); e “Turma do Bairro”, da Organização Portuguesa de Ajuda Humanitária, em parceria com a ADMS – Braga (20.000€).
👉 A cerimónia de assinatura dos protocolos de colaboração decorrerá no dia 5 Janeiro 2024, pelas 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
👉 Recorde-se que na primeira edição, o ´Viva o Bairro´ apoiou 10 projectos locais que contribuíram para o reforço da coesão social do território municipal. Com este programa, o Município dá resposta às necessidades identificadas pelas comunidades, em função dos seus contextos, privilegiando a intervenção nos domínios da Cidadania, Educação, Emprego, Exclusão Social, Solidariedade Comunitária, Desporto, Saúde e Bem-Estar.
#humanpowerhub #impactopositivo #inovaçãosocial #bragaHabit #vivaobairro #agenda2030
📣 𝗔𝗯𝗲𝗿𝘁𝗮 𝗮 𝗢𝗽𝗲𝗻 𝗖𝗮𝗹𝗹 𝗱𝗼 𝗧𝗲𝗰𝗵𝟰𝗚𝗼𝗼𝗱 - 𝗣𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮 𝗱𝗲 𝗔𝗰𝗲𝗹𝗲𝗿𝗮çã𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗡𝗲𝗴ó𝗰𝗶𝗼𝘀 𝗗𝗶𝗴𝗶𝘁𝗮𝗶𝘀 𝗰𝗼𝗺 𝗜𝗺𝗽𝗮𝗰𝘁𝗼 𝗦𝗼𝗰𝗶𝗮𝗹 🚀🌍
🖥️ Estão abertas as candidaturas para a Open Call do Tech4Good, o programa de aceleração que transforma ideias digitais em soluções sociais com impacto, promovido pelo Município de Braga , #Bragahabit e Human Power Hub.
➡️ O Tech4Good - Programa de Aceleração para Negócios Digitais é composto por iniciativas e ferramentas que possibilitem o desenvolvimento de iniciativas de impacto orientadas para a vertente digital, criado para fomentar a inovação social e o empreendedorismo social no Município de Braga.
➡️ Tem como missão impulsionar iniciativas empreendedoras digitais que visam a "tecnologia para o bem", promovendo soluções disruptivas de impacto social com o potencial de abordar desafios globais e locais. O programa, com fundamento no conceito Tech4Good, procurará apoiar startups que combinem inovação digital com um compromisso sustentável, assegurando que a tecnologia seja um catalisador de mudanças positivas.
O Tech4Good - Programa de Aceleração para Negócios Digitais será gerido pelo Human Power Hub - Centro de Inovação Social de Braga, em colaboração com parceiros.
↘️ 𝗤𝘂𝗲𝗺 𝗱𝗲𝘃𝗲 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗿:
- Empreendedores / startups com projetos digitais inovadores, comprometidos com soluções sociais.
↘️ 𝗖𝗼𝗺𝗼 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗶𝗰𝗶𝗽𝗮𝗿:
Terá que aceder ao seguinte link:
👉 https://humanpowerhub.pt/aceleradora 👈
✅ Aqui encontra toda a informação que precisa de saber acerca deste inovador programa.
⚠️ A presente OPEN CALL decorre entre 𝟭𝟯 𝗱𝗲 𝗱𝗲𝘇𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟮𝟯 𝗲 𝟭𝟮 𝗱𝗲 𝗷𝗮𝗻𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝟮𝟬𝟮𝟰.
A comunicação do resultado do apuramento dos projetos selecionados será feita até ao dia 19 de janeiro de 2024.
👉 O Tech4Good não é apenas mais um programa, será uma comunidade de agentes de mudança digitais, que utilizam o melhor da tecnologia para solucionar desafios sociais emergentes 🎯
📣 Tech4Good: Juntos transformamos Ideias Digitais em Impacto Social Positivo!
#agircomimpacto #humanpowerhub #impactosocialpositivo #inovaçãosocial #Bragahabit #Tech4Good #AceleracaoDigital #NegociosComProposito #Agenda2030
𝗧𝗲𝗰𝗵𝟰𝗚𝗼𝗼𝗱 - 𝗣𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮 𝗱𝗲 𝗔𝗰𝗲𝗹𝗲𝗿𝗮çã𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗡𝗲𝗴ó𝗰𝗶𝗼𝘀 𝗗𝗶𝗴𝗶𝘁𝗮𝗶𝘀
📣 Inovadores Sociais e Empreendedores digitais! Juntem-se à Revolução Tech com Propósito - O Futuro é Agora 🚀
➡️ Chegou o momento de transformarem as vossas ideias visionárias e disruptivas, em soluções inovadoras com o "𝗧𝗲𝗰𝗵𝟰𝗚𝗼𝗼𝗱 - 𝗣𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮 𝗱𝗲 𝗔𝗰𝗲𝗹𝗲𝗿𝗮çã𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗡𝗲𝗴ó𝗰𝗶𝗼𝘀 𝗗𝗶𝗴𝗶𝘁𝗮𝗶𝘀".
✅ "SAVE THE DATE" 🗓️ 13.12.2023 🙌
👉 Procuramos ideias inspiradoras que utilizam a tecnologia como uma ferramenta para construir um mundo mais justo e sustentável para todos 🌍
⚠️ Mais informações em breve!
#agircomimpacto
#humanpowerhub #impactosocialpositivo #inovaçãosocial #Tech4Good #empreendedorismodigital #Bragahabit #Agenda2030
Mãos na Massa | equilíbrium financeiro
👉 O que é que os malabaristas e os empreendedores têm de diferente?!
👉 Os malabaristas fazem parecer tudo muito fácil 🤹♀️. Recorrendo à metodologia e competências do Circo Social, vamos aprender sobre Orçamentos e Planos de Negócios.
👉 O equilíbrio é uma aprendizagem. A literacia financeira também. Mas ambos requerem muito trabalho e dedicação. Vem fazer de conta(s).
Um exemplo das sinergias (talvez improváveis) criadas entre projetos da comunidade de inovação social de Braga, o Human Power Hub.
👉 A ação será dinamizada pela Vera Morgado e Rodolfo Correia, ambos especialistas na arte do equilibrio financeiro, no dia 6 de dezembro, pelas 10h00, no Human Power Hub.
✍️ As inscrições são abertas à comunidade e gratuitas, mas obrigatórias no link
✅ Serão disponibilizadas minutas editáveis, pelo que quem quiser pode trazer o seu computador pessoal para a sessão.
#agircomimpacto
#humanpowerhub #impactosocialpositivo #inovaçãosocial #maosnamassahph #Bragahabit #Agenda2030 #Capacitação
Centro de Juventude de Braga abriu hoje as portas ao Movimento Associativo Juvenil
👉 O Centro de Juventude de Braga - Pousada de Juventude celebrou ontem o seu 4º aniversário e foi com imenso entusiasmo que o Human Power Hub se associou a este dia muito especial.
👉 Na iniciativa " O Movimento Juvenil abre as portas do Centro de Juventude de Braga" os jovens participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho que desenvolvemos em prol da promoção e reforço do ecossistema de empreendedorismo e inovação social no concelho de Braga📍
🤝 Destacamos a forte parceria com o Centro de Juventude de Braga - Pousada de Juventude , espaço que tem sido um farol de oportunidades para jovens talentosos, visionários e vibrantes.
É extremamente gratíficante integrar a vasta rede de associações e grupos que desenvolvem projetos de jovens, com jovens e para jovens.
Juntos, Construímos um Futuro mais inclusivo, sustentável e justo 🌍
#agircomimpacto
#humanpowerhub #impactosocialpositivo #inovaçãosocial #Bragahabit #centrodejuventudedebraga #movimentojuvenil #estudantes #braga #Agenda2030
Programa de Aceleração do Programa de Inovação Social Aberta de Braga
📣 O Human Power Hub facilita a partir de hoje o Programa de Aceleração dedicado ao Programa de Inovação Social Aberta de Braga, protocolo de colaboração e parceria entre o Município de Braga , a Fundação "la Caixa" e a Bragahabit .
👉 Nesta primeira edição piloto foram dez os projetos selecionados, que durante três semanas, de forma imersiva e intensiva, serão capacitados com ferramentas inovadoras para transformarem as suas ideias disruptivas em soluções concretas que promovam o sucesso escolar e o acesso a oportunidades de aprendizagem ao longo da vida das comunidades ciganas em Braga.
👉 O arranque contou com a presença do Administrador-executivo da #Bragahabit E.M. Carlos Alberto Videira que felicitou os participantes e enalteceu o impacto positivo que estes projetos terão na melhoria do bem-estar e qualidade de vida desta comunidade.
👉 O foco do programa está na promoção, junto dessas comunidades, de soluções propostas por grupos de cidadãos, organizações sem fins lucrativos, empresas e instituições que visem os seguintes objectivos: o sucesso escolar e o acesso a processos de aprendizagem ao longo da vida; a promoção da empregabilidade e de oportunidades de carreira profissional; e a promoção de soluções que promovam hábitos de vida saudável, livres de consumos dependentes e comportamentos de risco.
👉 Os projectos seleccionados receberão um financiamento de 2.500€ para o desenvolvimento de uma acção de pequena escala. O projecto vencedor receberá um financiamento de 35.000€ para o desenvolvimento da solução proposta.
🤝 Juntos desenhamos um ecossistema de inovação e empreendedorismo que inspira, transforma e impacta!
#humanpowerhub #BancoBPI #fundaçãolacaixa #impactosocialpositivo #inovaçãosocial #Bragahabit #municipiodebraga #bragaeconomiasocial #agenda2030onu
Speed Talks com Human Power Hub | Human Power Match – Ligar necessidades e vontades.
👉 No próximo dia 🗓️ 21 de novembro, a Speed Talk dinamizada pela Associação Empresarial do Minho terá como convidado Carlos Videira, Administrador Executivo da Bragahabit, EM, que irá falar sobre o conceito Human Power Match.
👉 O “Human Power Match” surge como uma plataforma com o objetivo de facilitar a criação de parcerias entre instituições e entre empresas, no quadro das suas políticas de responsabilidade social corporativa, conjugando as necessidades com a oferta, permitindo a rápida identificação do parceiro ideal para o desenvolvimento de um determinado projeto.
💻 Será em formato online, pelas 🕦 11h30.
✍️ Faz já a tua inscrição!
𝐏𝐫𝐞́𝐦𝐢𝐨 ´𝐇𝐚𝐛𝐢𝐭𝐚𝐭 𝐒𝐜𝐫𝐨𝐥𝐥 𝐨𝐟 𝐇𝐨𝐧𝐨𝐮𝐫´ 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞𝐠𝐮𝐞 𝐚𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐣𝐞𝐜𝐭𝐨 ´𝐀𝐬𝐬𝐞𝐦𝐛𝐥𝐞𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐌𝐨𝐫𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬´ 𝐝𝐚 𝐁𝐫𝐚𝐠𝐚𝐡𝐚𝐛𝐢𝐭
👉 Decorreu hoje, dia 2 de Outubro, em Baku, capital do Azerbaijão, a cerimónia de atribuição do ´Habitat Scroll of Honour Award´ ao projecto ´Assembleia de Moradores´, promovido pela BragaHabit.
👉 Presente para receber esta distinção, atribuída pelas Nações Unidas, esteve Carlos Videira, administrador da BragaHabit. “Estas assembleias funcionam como um movimento da base para o topo que permite formular melhores políticas públicas”, afirmou, salientando ainda o facto de a dinâmica conseguida neste projecto ter dado origem ao programa “Viva o Bairro”.
👉 A Assembleia de Moradores é um projecto que teve início no ano transacto e que reúne a administração da empresa municipal e os moradores dos bairros das Enguardas, Andorinhas, Alegria, Santa Tecla, Picoto, Parretas, Montélios, Bracara Augusta e Nogueira da Silva e Rua Professor Machado Vilela.
👉 Nestas assembleias é criado um espaço de partilha de projectos, oportunidades e trabalho em prol da melhoria dos referidos bairros. Estes encontros possibilitam às associações e comunidades um espaço privilegiado de reflexão sobre as prioridades e oportunidades para o trabalho conjunto.
👉 O prémio ´Habitat Scroll of Honour Award´ é atribuído desde 1989 e reconhece indivíduos e instituições pelo seu contributo para o desenvolvimento urbano, incluindo a melhoria da qualidade de vida urbana e a disponibilização de habitação adequada, acessível e a preços razoáveis.
Abertas até 15 de Novembro as candidaturas à segunda edição do programa ´Viva o Bairro´
👉 Estão abertas desde hoje, dia 16 de Outubro, as candidaturas à segunda edição do programa ‘Viva o Bairro’. Esta é uma iniciativa local de habitação criada pela BragaHabit, em parceria com o Município de Braga e dinamizada pelo Human Power Hub, em colaboração com as Associações de Moradores do Concelho de Braga.
✍️ As candidaturas devem ser apresentadas exclusivamente através do Balcão Digital do site da Bragahabit, até dia 15 de Novembro, em https://www.bragahabit.com/balcao-digital.
👉 Podem candidatar-se ao programa as Associações de Moradores reconhecidas pela Bragahabit e as organizações com natureza formal e não formal sem fins lucrativos que aí desenvolvam ou se proponham a desenvolver intervenções.
👉 O programa intervém junto das comunidades locais para identificar necessidades em territórios prioritários, disponibilizando 20 mil euros para cada projecto de melhoria ou requalificação proposto. Caso os projectos tenham mais do que uma entidade promotora, e prevejam a implementação em mais do que um território, poderão ser financiados até ao montante máximo de 30 mil euros.
👉 Após o período de apresentação de candidaturas, segue-se uma fase de apreciação das mesmas. O início formal do programa está previsto realizar-se entre os dias 16 e 31 de Dezembro.
🗓️ Na primeira edição, o ´Viva o Bairro´ apoiou 10 projectos locais que contribuíram para o reforço da coesão social do território municipal. Com este programa, o Município dá resposta às necessidades identificadas pelas comunidades, em função dos seus contextos, privilegiando a intervenção nos domínios da Cidadania, Educação, Emprego, Exclusão Social, Solidariedade Comunitária, Desporto, Saúde e Bem-Estar.
Decisão da Comissão de Seleção de Projetos: Programa de Inovação Social Aberta de Braga
📣 Decisão da Comissão de Seleção de Projetos: Programa de Inovação Social Aberta de Braga
👉 A Comissão de Seleção de Projetos da 1ª Edição do Programa de Inovação Social reuniu ontem, dia 29 de novembro.
Na reunião marcaram presença, Isabel Soares, em representação da Fundação "la Caixa" , David Rodrigues, em representação da Fundação "la Caixa" , Helena Loureiro, em representação do Município de Braga e Maria José Casa-Nova, por acordo comum das Partes.
👉 O único ponto da ordem de trabalhos consistiu na escolha do projeto vencedor de entre os projetos selecionados na Fase 1. Esta escolha aconteceu de acordo com os critérios de avaliação enunciados no número 2 do Artigo 5º das Normas de Funcionamento. E cuja solução de impacto será implementada, enquanto projeto-piloto financiado nos termos previstos das Normas de Funcionamento.
👉 Após análise dos oito projetos que integraram a Fase 1, a Comissão de Seleção decidiu selecionar o projeto Doszeroaoscem Agir , enquanto projeto vencedor. Uma vez que este cumpriu os parâmetros referentes às alíneas a), b) e c) do número 2 do artigo 5º das Normas de Funcionamento. Revelando ainda clareza na explicitação dos mesmos e obtendo a valoração mais elevada no âmbito dos critérios de análise.
👉 O projeto realizou um diagnóstico feito com a comunidade cigana e propõe-se a:
➡️ Intervir com 73 alunos ciganos, 55 dos quais a frequentar os 1º e 2º ciclos;
➡️ Atingir como objetivo a diminuição do absentismo escolar e promoção do sucesso educativo dos beneficiários;
➡️ Enquanto abrangência de destinatários intervir com crianças, pais e professores, envolvendo pessoas ciganas;
➡️ Realizar avaliação de impacto mensurando os indicadores “notas escolares e assiduidade (faltas justificadas e injustificadas)” com o recurso a questionários e entrevistas;
➡️ Promover a sustentabilidade do projeto mediante a manutenção do apoio de investidores sociais.
👉 Por fim, a Comissão de Seleção concedeu um voto de louvor e reconhecimento a todos os restantes projetos. Face ao empenho na concretização do programa e, essencialmente, pelo sentido de missão em transformar o mundo que revelaram.
👏 Parabéns novamente à iniciativa de inovação e empreendedorismo social Doszeroaoscem Agir por esta conquista excepcional, juntos fazemos toda a diferença 🙌
#agircomimpacto
#humanpowerhub #impactosocialpositivo #inovaçãosocial #BancoBPI #fundaçãolacaixa #Bragahabit #municipiodebraga #Agenda2030
Dia do Impacto
📣 No próximo dia 31 de outubro, pelas 10h00 terá lugar a próxima edição do nosso “𝗗𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗜𝗺𝗽𝗮𝗰𝘁𝗼”, desta vez dinamizado pela Patrícia Sousa do projeto “O Amor Supera Tudo”, no Human Power Hub.
👉 Este projeto ajuda as pessoas a conhecerem melhor o processo de luto para assim validarem a dor do outro, mas também viverem e sentirem o processo de luto, quando ele lhes bater à porta, de forma mais saudável, equilibrada, no seu tempo e ao seu ritmo.
👉 O #diadoimpacto é uma iniciativa direcionada para os empreendedores de impacto do HPH, mas também para os cidadãos que queiram participar. Tem como objetivo dinamizar e experienciar os vários projetos que integram o ecossistema de empreendedorismo e inovação social do Centro de Inovação Social de Braga.
⚠️ As inscrições estão abertas até 𝗱𝗶𝗮 𝟯𝟬 𝗱𝗲 𝗼𝘂𝘁𝘂𝗯𝗿𝗼, 𝗹𝗶𝗺𝗶𝘁𝗮𝗱𝗼 𝗮𝗼 𝗻ú𝗺𝗲𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝘃𝗮𝗴𝗮𝘀 𝗲𝘅𝗶𝘀𝘁𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀.
"Cities after Dark | Inovadora Rede Urbact
📣 "Cities after Dark" é a inovadora Rede URBACT em que o Município de Braga está envolvido e em que assume a sua liderança.
👉 São dez as cidades parceiras que integram esta nova rede com o objetivo de explorar as diferentes dimensões da ação das cidades em matéria de economia nocturna e governação, desafios complexos que merecem soluções cada vez mais sustentáveis.
👉 É com muita honra que integramos os Grupo Local de Ação URBACT.
🚀 Está dado o pontapé de saída para mais um experiência de partilha europeia, cheia de aprendizagens e oportunidades de Inovação.
Certificação segundo a Norma NP EN ISO 9001
👉 A BragaHabit - Empresa Municipal de Habitação de Braga obteve Certificação segundo a Norma NP EN ISO 9001 - Sistemas de Gestão da Qualidade pela SGS Portugal, S.A.
👉 Esta certificação surge, após um processo de auditoria externa, que versou sobre a sua Gestão Habitacional Municipal, a Gestão dos Apoios Sociais à Habitação, o Apoio a Iniciativas de Inovação Social, a Gestão de Refeições Escolares e as Atividades de Apoio à Família.
👉 O Human Power Hub torna-se assim o primeiro centro de inovação social do país com esta distinção.
👉 O Human Power Hub está empenhado de forma consistente e sistemática a cumprir com os mais elevados padrões de qualidade, assegurando a máxima transparência e elevado sentido de responsabilidade social na sua atuação, focado na promoção transversal da sustentabilidade nas suas vertentes ambiental, social e económica.
Rede Urbact IV - Cities for Sustainability Governance (CSG)
👉 O Human Power Hub recebeu ontem a visita dos responsáveis da mais recente rede do Programa de Cooperação Territorial Europeia URBACT IV (2021-2027) – Cities for Sustainability Governance (CSG) na qual a cidade de Braga está integrada.
👉 Um momento de partilha e colaboração, onde apresentamos os nossos projetos, metodologias e as inovações que têm moldado o ecossistema de empreendedorismo e inovação social no concelho de Braga, um caminho para um futuro mais sustentável, justo e inclusivo.
👉 Stina Heikkilä, expecialista principal e Ville Taajamaa, gestor de projeto, tiveram ainda a oportunidade de conhecer o relevante trabalho desenvolvido pelos projetos da nossa comunidade HPH, O Secretário | Business & Evolution e a Restore .
👉 A rede Cities for Sustainability Governance (CSG) tem a duração de dois anos é composta por nove cidades europeias parceiras, sendo a cidade de Espoo (Finlândia) a líder da rede.
👉 O Programa de Cooperação Territorial Europeia URBACT IV (2021-2027) é orientado para a constituição de redes de cidades para o desenvolvimento de soluções comuns em torno de desafios urbanos contemporâneos, reafirmando a posição chave das cidades e das comunidades locais face à complexidade crescente das mudanças societárias na Europa.
Bootcamp Empreendedorismo Imigrante
📣 Está a decorrer o BootCamp Empreendedorismo Imigrante até ao próximo dia 12 de Outubro de 2023.
👉 O Bootcamp de Empreendedorismo Imigrante possibilita aos participantes a aquisição de ferramentas de desenvolvimento de novas iniciativas de empreendedorismo, definição de modelos de negócio, traçando ações para a estruturação de um plano de implementação.
👉 Apresenta-se como uma formação intensiva de 21 horas, dirigida a Nacionais de Países Terceiros, que estejam a residir em Braga, e que tenham uma ideia de negócio, sendo ainda requisito conhecimentos de língua portuguesa ou inglesa.
👉 Esta iniciativa é co-financiada pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) e promovido pelo Alto-Comissariado para as Migrações (ACM, I.P.), entidade delegada para a gestão do referido fundo e principal agência pública responsável pelas políticas nacionais de acolhimento e integração de imigrantes em Portugal.
#humanpowerhub #impactosocialpositivo #inovaçãosocial #Bragahabit #Agenda2030
Avisos de Concurso às Parcerias para a Inovação Social no âmbito do PT2030
📣 Os Aviso de Concurso às Parcerias para a Inovação Social no âmbito do PT2030 já abriram e o Human Power Hub vai dinamizar no próximo dia 9 de outubro, uma sessão de esclarecimento sobre este importante tema que contará com a presença de Helena Loureiro, representante da Região Norte na Portugal Inovação Social .
👉 As ações abrangidas por este aviso visão a criação, desenvolvimento e/ou crescimento de Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) de elevado potencial de impacto que visem o desenvolvimento de competências em crianças e jovens e garantam o apoio de investidores sociais.
👉 Esta sessão é exclusiva para organizações sociais e empreendedores de impacto, sendo necessário fazer a inscrição de participação 👇
👉A participação e inscrição são gratuitas ☺️
(vagas limitadas à capacidade do espaço)
Greenfest Braga, o Maior Evento e Sustentabilidade do País!🌿
👉 O Human Power Hub faz parte da programação do Greenfest Braga, o Maior Evento e Sustentabilidade do País!🌿
👉 Festejamos juntos os 16 anos de Greenfest nos dias 29, 30 de setembro & 1 de outubro no Mosteiro de Tibães.
👉 Num fórum de partilha, educação e promoção, estaremos em Palco às 12:30, dia 29, com a apresentação da nova Plataforma Humanpowerhub.pt.
🗓️ Reserva já as datas no teu calendário e faz parte deste movimento! 💚
🌐 ~Entrada Livre ~ www.greenfest.pt
#greenfest #greenfestbraga2023 #humanpowerhub #impactosocialpositivo #inovaçãosocial #Bragahabit #agenda2030onu
🚀 Human Power Hub no mapa global da Inovação Social!
🎉 O Human Power Hub, Centro de Inovação Social de Braga, foi recentemente destacado como caso de estudo num prestigiado artigo científico, agora publicado no livro "Non-Profit Organisations: Economy, Industries and Context, Volume II" da Palgrave Macmillan.
📚 No artigo "Implementing the quadruple helix to achieve social innovation: the case of the Human Power Hub, Braga", as autoras Beatriz Casais e Ana Maria Soares, da UUniversidade do Minho, exploram como o modelo da hélice quádrupla está a transformar Braga num exemplo global de inovação social.
🌍 Este reconhecimento destaca o impacto profundo do Human Power Hub na promoção de mudanças sociais positivas e coloca Braga no mapa da inovação social mundial.
🔍 Saiba mais e inspire-se com este estudo inovador! Leia o artigo no livro disponível na Springer 👇
https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-62530-5
🌐 Acompanhem todas as nossas iniciativas e projetos futuros nas redes sociais.
#InovaçãoSocial #HumanPowerHub #Braga #ImpactoGlobal #InovaçãoPortugal #HéliceQuádrupla #EconomiaSocial
Programa de Inovação Social Aberta de Braga
👉 O Programa, que resulta de um protocolo de colaboração entre o Município de Braga, a Fundação “la Caixa” e a BragaHabit, pretende seleccionar 10 projectos com vista à promoção de soluções que visem o sucesso escolar e o acesso a oportunidades de aprendizagem ao longo da vida junto das comunidades ciganas em Braga.
👉 Os projectos seleccionados receberão um financiamento de 2.500€ para o desenvolvimento de uma acção de pequena escala. O projecto vencedor receberá um financiamento de 35.000€ para o desenvolvimento da solução proposta.
👉 O foco do programa está na promoção, junto dessas comunidades, de soluções propostas por grupos de cidadãos, organizações sem fins lucrativos, empresas e instituições que visem os seguintes objectivos: o sucesso escolar e o acesso a processos de aprendizagem ao longo da vida; a promoção da empregabilidade e de oportunidades de carreira profissional; e a promoção de soluções que promovam hábitos de vida saudável, livres de consumos dependentes e comportamentos de risco.
"The New Season Human" Power Hub 2023 | 2024
👉 A BragaHabit e o Human Power Hub gostariam de agradecer a todos os que participaram em mais uma edição do “The New Season” HPH 2023, no icónico SETRA Bar. O evento foi um verdadeiro sucesso e isso deve-se à participação vibrante da nossa comunidade de empreendedores sociais, parceiros e amigos, que desde sempre estão ao nosso lado na promoção e reforço do ecossistema de empreendedorismo e inovação social no concelho de Braga.
👉 Três momentos importantes marcaram o “The New Season” HPH 2023.
👉 A apresentação da 𝗥𝗲𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗠𝗲𝗻𝘁𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗘𝗺𝗽𝗿𝗲𝘀𝗮𝗿𝗶𝗮𝗶𝘀, uma parceria estratégica, inovadora e transformadora com a Associação Empresarial de Braga , reflexo do compromisso mútuo em fortalecer e impulsionar o empreendedorismo e a inovação social em Braga.
👉 A assinatura dos Contratos de Incubação com os novos projetos do Programa de Aceleração do HPH 2023, o Protocolo de parceria na comunidade dos Pioneiros e a passagem para a Comunidade de Scaling de mais iniciativas de inovação e empreendedorismo social.
🌐 O lançamento oficial da nova Plataforma 𝗛𝘂𝗺𝗮𝗻𝗣𝗼𝘄𝗲𝗿𝗛𝘂𝗯.𝗽𝘁, que agora integra três importan tes marketplaces dedicados à sensibilização e promoção da economia circular aliada à economia social, ou seja, nesta plataforma digital inclusiva e agregadora poderá a partir de agora, encontrar serviços, produtos e necessidades dos projetos da comunidade do HPH, das Organizações Sociais, do Banco de Bens e equipamentos e demais parceiros.
👉 https://humanpowerhub.pt/
🤝 Juntos, podemos fazer a diferença e desenhar um futuro mais justo, inclusivo e sustentável.
O nosso muito obrigado 🙌
Festival de Inovação Social de Braga
📣 Para quem não teve oportunidade de participar no Festival de Inovação Social de Braga | 2023, fica aqui o registo em video do dia em que todos juntos celebramos a Inovação Social em Braga.
👏 O nosso muito obrigado às Organizações Socias de Braga, aos Empreendedores Sociais da Comunidade do HPH, o apoio do Mercado Municipal de Braga, do Município de Braga e da Bragahabit, mas principalmente a todos os cidadãos que se juntaram ao Festival e que fizeram dele um sucesso!
Laboratório de Inovação Social da Rede Eurocities
✅Braga acolheu o Laboratório de Inovação Social da Rede Eurocities
A transição digital inclusiva foi o tema central da 3.ª edição do Laboratório de Inovação Social da Eurocities que arrancou na passada Terça-feira, 30 de Maio, no Espaço Vita, em Braga. Entre 29 de maio e 1 de Junho, cerca de 100 participantes oriundos de várias cidades europeias reflectiram sobre o papel da digitalização e da tecnologia na Inovação Social.
👉 Na sessão de abertura, que contou ainda com a presença do secretário-geral da Eurocities, André Sobczak, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, mostrou-se satisfeito pelo facto de Braga receber a iniciativa que “permite a troca de experiências e a partilha de soluções inovadoras” para responder aos desafios sociais.
Na ocasião, Ricardo Rio lembrou que Braga foi uma das cinco cidades portuguesas escolhidas para ser a Capital Europeia da Economia Social em 2021, um ´reconhecimento importante´ do trabalho desenvolvido nesta área. “O Município de Braga foi ainda um dos primeiros a apresentar o seu compromisso com o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, no âmbito da iniciativa Eurocities, e desenvolveu vários projectos em conjunto com os agentes locais para reforçar o apoio social a várias categorias da população”, referiu.
👉 Da programação, salientar a Feira de inovação social, com as apresentações da Cidade de Braga, Helsínquia, Roterdão, Gent e Bordéus.
👉 O Laboratório contou com várias oficinas de Co-criação, com desafios apresentados pelas Cidades de Bordéus, França, Estocolmo, Suécia e Amesterdão, Países Baixos.
👉 O Laboratório contou ainda com visitas de Estudo às Organizações Locais que promovem a digitalização Inclusiva, nomeadamente, à nova Sede da Cruz Vermelha de Braga, APPCDM de Braga, SIOSLife e StartUP Braga.
#agircomimpacto
#humanpowerhub #impactosocialpositivo #Inovaçãosocial #Bragahabit #bragaeconomiasocial #agenda2030onu #BragaInnoLaB