Organizações Sociais

image

APCB - Associação de Paralisia Cerebral de Braga

A APCB é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, com sede em Braga e que tem como objetivo “a prevenção, habilitação, participação, inclusão social, e apoio à família da pessoa com paralisia cerebral e doenças neurológicas afins e outras, na área geográfica dos concelhos do distrito de Braga”.

image

ASCREDNO

A ASCREDNO é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada na freguesia de Nogueiró em Braga a 13 de Julho de 1993, reconhecida através da publicação em Diário da República III Série, nº 298 de 27 de Dezembro de 1997, e tem como objecto principal desenvolver acções no âmbito da Solidariedade Social e promoção da Cultura e do Desporto.

image

APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

A APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, é uma associação sem fins lucrativos e de utilidade pública que trabalha há 33 anos em prol da defesa dos direitos e apoio às vítimas de todos os crimes, suas famílias e amigos.

Organizações Sociais

image

Cáritas Arquidiocesana de Braga

A Cáritas Arquidiocesana de Braga é um serviço da Igreja, para a promoção da ação social. Apoiamos, promovemos a autonomia e o desenvolvimento de cada pessoa. Lutamos por uma sociedade mais justa e igual, onde as pessoas que são atingidas por qualquer forma de pobreza, exclusão social e emergência podem participar e ter oportunidades, sem olhar as crenças, culturas, etnias ou origens.

image

Associação de Moradores de Montélios e S. Frutuoso

A associação de Moradores e Comerciantes do Loteamento de Montélios e de S. Frutuoso é um projeto social vinculado ao Programa Viva o Bairro promovido pela BragaHabit, EM. Pojeto este que visa envolver ativamente as comunidades e associações de moradores, em prol da melhoria dos bairros de Braga.

image

APPACDM BRAGA

A APPACDM Braga, Instituição Particular de Solidariedade Social, de utilidade pública, surgiu como resposta às dificuldades sentidas por um grupo de pais de crianças e jovens com Deficiência Inteletual. Pioneira no Distrito de Braga, constituída a 03 de maio de 1974, a APPACDM de Braga apresenta-se como uma instituição com papel ativo na satisfação das necessidades e expetativas das pessoas com dificuldades inteletuais e desenvolvimentais.

Organizações Sociais

image

Projeto CLA (Cuidar com Laços e Abraços)

O CLA surgiu das necessidades identificadas pela equipa, no âmbito do trabalho desenvolvido com a comunidade e na auscultação de necessidades junto dos parceiros da área da saúde. A ideia foi desenvolvida pela equipa do projeto, no Bootcamp de Empreendedorismo Social em Março de 2018, promovido pela Câmara Municipal de Braga. Enquanto projeto vencedor teve apoio da entidade promotora e da IIES – Social Business School, para a implementação de um projeto piloto que acompanhou 6 Cuidadores Informais. O problema identificado foi o desgaste emocional e físico do Cuidador Informal, com uma dimensão tendencialmente crescente, sendo na sua maioria, situações irreversíveis.

image

SensorialMente / CogniSense

SensorialMente surgiu em 2018 na sequência das necessidades sentidas pela equipa multidisciplinar do Centro Social Paroquial de Sobreposta, no âmbito da urgência de investimento nas áreas da promoção de Saúde Mental e bem estar global da população mais velha, bem como, dos cuidadores. Tendo em conta que os recursos no domicilio são mais escassos, a equipa SensorialMente desenvolveu em 2019 a marca CogniSense, um conjunto de atividades de fácil transporte, capazes de proporcionar no domicilio a continuidade e complementaridade da proposta de intervenção.

image

Associação de Assistência de S. Vicente de Paulo

A Associação de Assistência de S. Vicente de Paulo, conhecida por “Lar de S. Vicente de Paulo surgiu como Associação em 1989. Começou com um Centro de Dia e em 1995 foram construídas, de raiz, novas instalações a funcionar com três respostas sociais: Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário.

Organizações Sociais

image

Associação de Moradores da Quinta da Capela

Em 29 de junho de 1983 foi fundada a Associação de Moradores da Quinta da Capela, tendo como objetivo a “defesa intransigente do interesse comum de todos os moradores e zelar pela sua concretização”. Nasceu num contexto de grande dinamismo das associações de moradores e, entre outros, teve um papel importante na preservação da qualidade de vida da Quinta da Capela, impedindo a construção massiva e assegurando a manutenção de espaços verdes.

image

Associação de Moradores do Bairro Social das Enguardas Projeto: Sénior Feliz, Saudável e Seguro

A Associação de Moradores do Bairro Social das Enguardas foi fundada em 2009 e tem a sua sede no Bloco E do Bairro Social das Enguardas. Foi fundada para dar voz a todos os moradores do Bairro Social das Enguardas. A associação de moradores é composta por moradores quer do Bairro da Previdência, quer das ruas envolventes ao núcleo duro do Bairro Social das Enguardas.

image

Centro de Solidariedade de Braga/Projecto Homem

O Centro de Solidariedade de Braga/Projecto Homem, fundado pela Arquidiocese de Braga como IPSS, é especializado no tratamento, prevenção, redução de danos e reinserção de pessoas com comportamentos aditivos e dependências (CAD). O modelo terapêutico tem como marco teórico os paradigmas Biopsicossocial e Humanista e como abordagens psicoterapêuticas a terapia cognitivocomportamental e a entrevista motivacional.